domingo, 17 de agosto de 2014

Dia de partir




Da primeira vez em que a vi até o dia de hoje, passaram-se 23 anos e 66 dias, ou perto disso. Cerca de 8.461 dias de convivência, desde aquele tempo em que ela não sobreviveria se eu não a alimentasse, trocasse, aquecesse.


E aquela garotinha gorducha que  um tempo atrás (parece que foi ontem) eu vestia e pajeava, que cantava "A cor dessa cidade sou eu..." com um aninho, e depois, aos 3, enchia os pulmões  pelas ruas do Rio de Janeiro, bradando dramática, enquanto abria os braços na posição do Redentor: "Cristo rebentou, braços abertos...." — era assim que ela entendia o Samba do avião), aquela garotinha que aos cinco se agarrava às pernas do irmão para ser arrastada pela casa, aquela garotinha que eu não liberava em muitos passeios de escola (cá entre nós, quem é que pode confiar em duas professoras num shopping tomando conta de 20 e poucas crianças pequenas?), aquela garotinha eu deixei hoje no aeroporto, e a esta hora ela está voando alto, literal e metaforicamente, a caminho de Amsterdã, onde viverá e estudará por um ano inteiro.


E eu não estou ao seu lado no avião, confortando-a ou conversando abóboras e berinjelas sobre as coisas mais filosóficas ou idiotas. E eu não estarei lá, segurando a sua mão quando ela desembarcar num lugar estranho, com gente esquisita (eu não tô legal, tô pensando em birita).


Eu não estarei lá.  Serão quase 365 dias de ausência, com planos de duas visitas (minhas), porque de outro modo vou pirar. E eu sei que será tão bom, e é tão importante, e é tao oportuno, e eu não sou do tipo que quer prender, eu apoiei e apoio e apoiaria outra vez a experiência.

Mas se ela tossir ou tiver febre, eu não estarei lá.
E se ela quiser chorar ou se sentir fraca e insegura, eu não estarei lá.
E se ela sentir medo ou vontade de comer cupcakes, eu também não estarei lá.

Mas eu não estar lá é o lado mais leve dessa moeda.
O que dói, nesse momento, é que ela não estará aqui.





3 comentários:

  1. Não é fácil, amiga!...mas será pior nos primeiros dias. Na medida em que o tempo for passando, quando se der conta já estará planejando a primeira viagem; depois, a estadia lá, que será deliciosa!.... Aí, volta já pensando na próxima... E quando menos esperar, contando nos dedos a data de retorno dela! Viu com é fácil? rs Adorei a idéia do Blog!...será outra coisa que vai te ajudar muito. Vá desabafando por aqui as suas angústias, que seremos "toda ouvidos"! rs

    Bj
    Helô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada pela força, Helô!
      To tentando ver aqui a coisa de seguir, mas não to achando. Assim que conseguir, aviso! rs

      Excluir
  2. Outra coisa: procure nos recursos que o Blogger oferece, a opção de "seguidores", pois será mais fácil saber quando vc postar alguma coisa porraqui! rs

    ResponderExcluir